• Persona 4 e os Arcanos do Tarot

    Persona é uma série de jogos de RPG da Atlus bastante conhecida pela trama sombria que envolve crises existenciais e psicológicas dos protagonistas. Neste artigo busco mostrar a relação de Persona 4 com os Arcanos do Tarot, explicando o que é a Jornada do Louco e exemplificando os atributos de algumas cartas com os personagens principais.


    Ao abordar a psique humana, Persona baseia-se em conceitos da psicologia, mitologia e principalmente da cartomancia. O cartomante narigudo Igor se encontra em uma sala azul, chamada Velvet Room. Igor é quem guia o jovem protagonista, orientando-lhe como usar seu Persona e a importância de estabelecer laços sociais.

    Até o game Persona 2 a interação do protagonista era principalmente com demônios os quais eram representados por um arquétipo do Tarot. Com o lançamento de Persona 3, houve mudanças drásticas no sistema de jogo, conferindo-lhe características de um simulador de romances. O jogador vivencia o dia-a-dia do protagonista e constrói laços de amizade com outros personagens, e não mais com os demônios como ocorria nos jogos anteriores.

    Em Persona 3 e 4, cada personagem (e não apenas os principais) é representado por uma carta do Tarot. Interessante observar que a representação não é aleatória. Muitos atributos e características de personalidade são decorrentes do arquétipo que os Arcanos Maiores têm dentro do Tarot. Será por meio de uma análise dos personagens de Persona 4 que gostaria de expor essa relação.



    Um pouco sobre o Tarot: A jornada do Louco
    Ao todo existem 22 Arcanos Maiores e cada um representa um pedaço da nossa personalidade e também um momento de nossas vidas. 'O Louco' é a primeira carta do Tarot enquanto 'O Mundo' é a última carta. O Louco representa o número zero, o começo; e o Mundo o número 21, a meta a ser atingida, o destino final. Como exposto no diagrama acima, esses dois Arcanos representam o protagonista de Persona 4.

    No início da sua jornada, o Louco ainda é uma criança que caminha sem um propósito claro. Ele ainda não sabe lidar com seu próprio mundo interior e com as situações adversas da vida. Seu amadurecimento é adquirido na medida em que se depara e interage com os outros 21 Arcanos Maiores. Cada um deles proporciona uma lição de moral, o conhecimento inerente da sua própria carta.

    O Arcano do Louco absorve para si todo o conhecimento dos outros Arcanos do Tarot. Isso explica por que o protagonista é o único que invoca personas de todos os tipos. Para fortalecer e atingir níveis diferentes de poder, ele precisa se relacionar com as outras pessoas e, ao vivenciar novas experiências com elas, se apaixona, enxerga novos pontos de vista e constrói seu caráter. Em troca, o protagonista ganha a confiança do outro Arcano e este irá protegê-lo em batalha.

    Ao alcançar o ponto mais alto da sua jornada, percorrido então todos os Arcanos Maiores, transparece a carta do Mundo, a representação da pessoa realizada, o fim da jornada do Louco. Significa dizer que o Protagonista atingiu sua totalidade, definiu seu caráter, aprendeu a ter discernimento e deixou de ser uma criança inocente no mundo.

    Em suma, vale dizer que a Jornada do Louco é uma metáfora da vida, das experiências que vivenciamos e do conhecimento que adquirimos ao enfrentar essa jornada.

    A união dessa lenda do tarot parece se encaixar perfeitamente no sistema de jogo de Persona 4. A interação está em descobrir pessoas, suas histórias e problemas pessoais, além de acompanhá-las na resolução de seus conflitos.


    Laços são o verdadeiro poder
    Como dito anteriormente, o protagonista da série amadurece e se torna mais forte a medida que se relaciona com outros personagens. Vamos descrever algumas características do tarot associadas com esses personagens de Persona 4.

    Atenção: contém spoilers.

    Yosuke Hanamura: O Mago
    Sentido Positivo: Ação, Criatividade, Juventude
    Sentido Negativo: Desânimo, Falta de Habilidade
    O Mago representa a juventude, a ação e o impulso criativo. É o Arcano de número 1 do Tarot e por isso também indica o início da Jornada do Louco. Yosuke é o primeiro laço de amizade do Protagonista e possui personalidade típica de um adolescente extrovertido e brincalhão. Nascido na cidade grande, O Mago dentro de Yosuke procura por algo mais emocionante em Inaba, a fim de poder exibir suas habilidades e ser reconhecido como um herói.

    Chie Satonaka: O Carro
    Sentido Positivo: Controle, Movimento, Superioridade
    Sentido Negativo: Vanglória, Ditadura, Oportunismo

    O Carro é o sétimo Arcano Maior do tarot e indica movimento e controle sobre determinada situação. Chie Satonaka expressa essas qualidades com seu temperamento otimista, ativo e protetor, sobretudo com sua amiga Yukiko. Porém seu lado negativo também impera quando Chie percebe que sente ciúmes da beleza de Yukiko, procurando não apenas protegê-la, mas também se afirmar superior a ela; principalmente porque Chie dá conta de realizar o que quer sozinha enquanto Yukiko sempre precisa de ajuda.


    Yukiko Amagi: A Sacerdotisa
    Sentido Positivo: Conhecimento, Intuição, Reserva
    Sentido Negativo: Dissimulação, Resignação

    A Sacerdotisa é o segundo Arcano Maior que representa o conhecimento adquirido pela intuição feminina e a passividade. Yukiko é uma sacerdotisa culta, inteligente e de família nobre. É extremamente reservada e introvertida, mas sua bela aparência atrai olhares e admiração dos rapazes, os quais ela inconscientemente rejeita. A princípio parece resignada nos afazeres domésticos mas no decorrer da trama mostra estar infeliz em ter sua vida decidida pelos outros e decide mudar isso.


    Kanji Tatsumi: O Imperador
    Sentido Positivo: Masculinidade, Protetor, Força
    Sentido Negativo: Teimosia, Rigidez

    Kanji Tatsumi possui todos os atributos de um imperador: é macho, forte e capaz de acabar sozinho com uma gangue barulhenta de motoqueiros, só para que sua mãe possa ter uma boa noite de sono. Porém Kanji ainda se pergunta o que é ser um verdadeiro homem. A rígida educação do seu pai confronta com as habilidades femininas que Kanji possui, tais como costurar. Por gostar dessas coisas Kanji se sente envergonhado. Mesmo assim, ele não sabe lidar com as mulheres e sempre é visto como um deliquente por elas, deixando-o mais irritado com o sexo oposto.



    Rise Kujikawa: Os Enamorados
    Sentido Positivo: Amor, Escolhas, Livre para decidir
    Sentido Negativo: Indecisão, Pressões externas

    Os Enamorados em Rise reflete sua dúvida sobre seu verdadeiro eu e indecisão sobre ser ou não uma idol. Cansada de ter que atuar e ser taxada como um produto, ela decide largar sua carreira e ir morar em Inaba. Porém ela ainda pensa em voltar atrás. Os enamorados também indica o amor, Rise possui charme e sabe lidar com rapazes, tirar proveito de sua sensualidade, flertar e ser um tanto provocativa. É o Arcano que indica relacionamentos amorosos e indecisão sobre qual caminho percorrer.



    Naoto Shirogane: A Roda da Fortuna
    Sentido Positivo: Mudanças, Surpresas, Oportunidade
    Sentido Negativo: Especulação, Oportunismo

    A Roda da Fortuna indica oportunidade e surpresas. A personalidade observadora de Naoto mostra bem isso: como aspirante a detetive, ela sabe tirar proveito dos fatos que surgem para resolver um mistério. Ela não gosta de ser vista como criança ou mulher, devido aos preconceitos existentes no meio policial. Por isso força a si mesma a ter maturidade e parecer um homem. Esse é o lado negativo da Fortuna, forçar as mudanças e especular demais sobre as coisas.


    Considerações Finais
    Procurei descrever os principais personagens, com exceção do Teddie/Kuma, para evitar spoilers (mas talvez coloque aqui mais tarde). Além destes, há mais 15 personagens no jogo para serem desvendados.

    A relação com o tarot é bem visível no jogo, porém, por falta de informação do próprio jogo ou mesmo preconceito com o tema, as pessoas não sabem que a relação não é apenas na “aparência” mas também em todo conceito e concebimento das histórias dos personagens.
  • You might also like

    2 comentários:

    1. mano, vc esclareceu bem melhor, mesmo pra mim que ja joguei e zerei o P4. valeu, e parabens.

      ResponderExcluir

Akahon 2010 - 2016. Tecnologia do Blogger.