• Mangás Natalinos

    À primeira vista pensaríamos que o natal é um dia 'triste' no Japão: por ser maioria budista, não há cultos cristãos, não é feriado, os estudantes ainda estão em período escolar e as famílias não celebram a data com ceia e presentes tal como fazemos no ocidente. Para muitos japoneses é um dia como qualquer outro.


    Mas o natal japonês também tem seu lado bom e, sobretudo, romântico: as ruas são decoradas com belas luzes de natal, o comércio fica agitado e os casais aproveitam o dia para sair e jantar. Os amigos também celebram a data com uma festa e trocam presentes.

    Nos mangás não é diferente: a atmosfera romântica, além de ser ideal para agradar a pessoa de quem gosta, representa também o sofrimento daqueles que estão solteiros e passam o natal sozinhos. A figura do Papai Noel é explorada e ele (ou mesmo ela) quem salva as noites natalinas dos protagonistas solitários.

    Alguns mostram tradições japonesas, como a venda de frangos e bolos de morango na véspera do natal, e a festa entre amigos. Selecionei 10 mangás que retrataram o natal em suas histórias, cada um com uma situação diferente. 

    Enfim, a Revista Akahon deseja um feliz e romântico natal a todos!

    Itsudatte My Santa!
    Autor: Ken Akamatsu | Ano de publicação: 1998 | Volume: One-Shot

    Celebrar o natal no mesmo dia do seu aniversário é chato: não há festa e os presentes são os mesmos. Imagine então sua mãe te dar o nome de “Santa”, Papai Noel em inglês. É assim que o protagonista dessa história sofre com as noites de natal. Mas isso vai mudar com a chegada de Mai, uma bela garota que deseja que Santa seja feliz no natal. 

    O mangá é um one-shot (capítulo único) do mesmo criador de Love Hina. Também possui adaptação para OVA com 2 episódios.



    Santa Claus Panic!
    Autora: Shiiba Nana | Ano de publicação: 2008 | Volume: One-Shot

    Imagine um belo rapaz se vestir de Papai Noel e ir visitá-la no Natal? Pois é assim que a inocente Yayuka, 17 anos, contrata o serviço de um host club por engano. Sem intenções maliciosas, a garota queria apenas divertir-se, já que sempre celebrou o natal sozinha em casa.

    O mangá é um one-shot descontraído em estilo shoujo. A história não é profunda, mas dá para tirar boas risadas dela.



    Ichigo 100%
    Autor: Mizuki Kawashita | Ano de publicação: 2002 | Volumes: 19

    No natal, os casais saem de casa para festejar e namorar, mas também se desentendem por algumas bobeiras. É como ocorreu com Junpei e Nishino, tudo estava bem até Junpei ser um pouco egoísta com Nishino. A garota lembra que no próximo ano ela vai viajar para a França e os dois ficarão longe um do outro. Discussões à parte, o casal acaba se entendendo e tentam aproveitar o tempo que podem gastar juntos.



    Honey and Clover
    Autora: Chico Umino | Ano de publicação: 2000 | Volumes: 10

    Reunir os amigos nos natais pode ser divertido e também doloroso quando uma pessoa especial não poderá compartilhar a ceia. Alguns estão ocupados trabalhando duro para vender bolos e bebidas; outros estão viajando no exterior. São vários natais que se desenrolam em Honey and Clover, cada um com um momento especial, uma lembrança boba, um sentimento de nostalgia e incerteza pelo que virá pela frente.




    Love Hina
    Autor: Ken Akamatsu | Ano de publicação: 1998 | Volumes: 14

    Época de natal é sinônimo de comprar presentes. Keitarou continua estudando para passar no vestibular e por isso está desempregado e com pouco dinheiro. Contudo, ele se esforça para comprar algumas lembranças de natal para as garotas da pensão Hinata. O problema foram suas escolhas: não é muito romântico nem natalino ganhar um bilhete de loteria, uma máscara de argila ou um convite individual para ir ao parque de diversões.



    Ouran High School Host Club
    Autora: Bisco Hatori | Ano de publicação: 2003 | Volumes: 17

    A missão principal do host club é fazer companhia às damas. E com o natal próximo, por que não fazer uma festa luxuosa, com um concurso onde a vencedora irá dançar valsa com o príncipe da festa? Esquemas a parte, os integrantes do host club aprontam para que uma das suas clientes consiga ficar junto com o garoto de quem gosta. Tudo sai bem, com exceção de Haruhi, que acaba acidentalmente dando seu primeiro beijo em uma garota.



    Ah! Megami-sama!
    Autor: Kosuke Fujishima | Ano de publicação: 1988 | Volumes: 41

    E se a sorte estiver ao seu lado no natal e conseguir ganhar uma noite em um hotel luxuoso com direito a um jantar de graça? Pois assim que Keiichi e Belldandy passam seu primeiro natal juntos. Mas a atmosfera não foi muito romântica, não com Urd por perto e a intrometida Sayoko para atrapalharem o casal. Urd e Belldandy acabam se desentendendo e usam seus poderes, causando uma grande confusão na mesa de jantar.



    Yumemiru Santa Claus
    Autora: Shinozuka Himoru | Ano de publicação: 1999 | Volume: 1

    Você sabe como se tornar um Papai Noel? Primeiro deve ser seu aprendiz e passar por um teste árduo. Mas há um limite de idade: se até os 15 anos você não passar nesse teste, não poderá se tornar Papai Noel. Essa é a premissa de Yumemiru Santa Claus, onde uma garotinha chamada Yukimura Kiyoya de 14 anos tem o sonho de ser Papai Noel e trazer felicidade a todas as crianças. Mas a garota é bobinha e não sabe andar direito no trenó. Será que ela vai realizar seu sonho?



    Chocolate Christmas
    Autora: Takeuchi Naoko | Ano de publicação: 1988 | Volume: 1

    Imagine apaixonar-se no natal por um locutor de rádio. Ele é compreensivo e dá conselhos amorosos às garotas. Pelo menos é assim que Ryoko imagina o locutor Choco. Porém ela não sabe que ele na verdade é Keiki, o garoto que estuda no mesmo colégio e é seu senpai rude. A situação complica quando sua amiga Makiko assume gostar de Keiki. Da mesma autora de Sailor Moon, é uma história shoujo de volume único.



    Otomen
    Autora: Aya Kanno | Ano de publicação: 2006 | Volumes: 11

    Fantasiar o natal com luzes brilhantes, um delicioso buche de noel e, sobretudo, um romântico jantar a dois numa noite fria. É assim que Asuka, o Otomen da história, deseja passar o sagrado natal com sua querida Kyo-chan. Mas ele não contava que justo no dia do natal haveria uma tremenda nevasca e faltaria luz (neste último caso, armação de um certo amigo...). Desastroso, mas nada que estragasse a atmosfera romântica entre Asuka e Kyo-chan.



  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

Akahon 2010 - 2016. Tecnologia do Blogger.