• Tama: The super station master cat

    Os gatos são adorados na cultura japonesa de diversas formas: criaram a fofa Hello Kitty que encanta as meninas; o Meowth é o único pokemon que fala; as estatuetas de Maneki Neko prometem sorte e fortuna. Existe inclusive uma ilha japonesa chamada Neko no Shima, terra natal de muitos gatinhos que sobreviveram a um tsunami.


    Mas o destaque aqui é uma estação de trem em Kinokawa com formato de gato, cujo chefe responsável é uma... gata. Tama é o nome da gatinha que salvou a estação de trem Kishi. Graças a ela a economia da empresa, que sempre arcava com prejuízos no final do ano, foi restabelecida e agora se tornou um ponto turístico no Japão.

    Um pouco mais sobre Tama
    Tama é uma gata de 14 anos que foi nomeada em 2007 como a chefe oficial da estação de trem Kishi. Todos os dias ela trabalha duro para receber seus visitantes. A gatinha tem um trem com sua marca, o Tama Densha, e graças a sua popularidade que a estação não foi extinta.

    Tama segue algumas regras trabalhistas: ela goza de feriados aos domingos, recebe um salário em forma de comida e usa um uniforme (um chapéu de condutor). A princípio era considerada apenas uma chefe, depois foi promovida a super chefe e agora também ocupa o título de diretora de operações. Em todas essas ocasiões Tama foi recepcionada com uma cerimônia.

    Tama possuía dois membros de apoio: os gatinhos amarelos Chibi e Miko. Miko faleceu e hoje só resta Chibi. Em 5 de Janeiro de 2013 foi anunciado a aprendiz de Tama, a gatinha Nitama, que também é uma calico (gato de três cores marrom-preto-branco) mas é mais peludinha que a Tama. Os gatinhos são calmos e os visitantes podem acariciá-los.



    Tama trabalhando. Foto: blog oficial
    Chibi, ajudante da Tama, vestido para o natal. Foto: blog oficial
    Local de trabalho da Tama. Foto: Wikipedia
    Nitama (esquerda) e Tama (direita). Foto: Wikipedia

    Tama também já apareceu em um comercial para a Aflac, seguradora de saúde, junto com o pato mascote da empresa. O lema da campanha é o bem estar sempre. Abaixo você pode conferir o video:


    Mais que isso, a gatinha possui um trem projetado com a sua imagem, o Tama Densha (ou Tama Den). Essa é outra razão para os turistas adorarem a estação: o interior do trem é todo decorado com estampas calico, luminárias de maneki neko, os assentos são confortáveis e acolchoados, também com formas de gato. Basicamente tudo é baseado na felina.

    Um ponto interessante são os trens japoneses virem acompanhados com livros, revistas e mangás. No Tama Densha há books da Tama, que também são vendidos na lojinha da estação. Para finalizar, segue abaixo um vídeo que mostra o interior do trem e algumas fotos:


    Vista de fora do trem. Foto: Wikipedia
    Várias Tamas em mangá, base para as estampas e quinquilharias. Foto: blog oficial
    Pegada da Tama. Elas ficam espalhadas pelo chão da estação. Foto: blog oficial
    A entrada da estação Tama. Foto: Wikipedia

  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

Akahon 2010 - 2016. Tecnologia do Blogger.