• Valkyria Chronicles

    Valkyria Chronicles é um jogo de estratégia lançado para o Playstation 3 em 2008 pela Sega. O título ficou consagrado pela jogabilidade inovadora e narrativa cativante e, em 2009, ganhou uma versão animada com 26 episódios.

    A história narra os feitos épicos de um pequeno esquadrão contra um império opressor comandado por Maximilian. O palco do conflito é uma Europa fictícia dos anos 30, dividida em duas grandes potências: o Império e a Federação. Entre eles há uma pequena nação chamada Gália, rica em Ragnite, recurso natural bastante cobiçado pelo Império.

    O herói da trama é Welkin Gunther, tenente do esquadrão 7 de Gália cujo sonho é ser um professor de ciências naturais. Frente ao poderio militar do império, o jovem tenente demonstra como coragem e inteligência são capazes de trazer vitória a uma pequena nação.

    Personagens de Valkyria Chronicles Anime. Clique para ampliar.
    Em meio à guerra surgem sentimentos como amizade, amor e camaradagem entre os personagens, elementos que tornam a narrativa de Valkyria Chronicles cativante, senão dramática, à medida que o desfecho da guerra e dos fatos são revelados ao espectador.

    Por fim, ressalta-se que a história do jogo foi a base para criação do anime, com adaptações que trouxeram pontos positivos e negativos à série. Para os fãs do jogo: ela é fiel em sua maioria e acrescenta novas cenas. A decepção poderá ocorrer com o final que ficou apressado, forçando as atitudes dos personagens. Com certeza é um título que a Akahon recomenda jogar e assistir.

    Game
    Pontos Positivos: gráficos bonitos que simulam aquarela, história envolvente e original, jogabilidade, personagens carismáticos.
    Pontos Negativos: comprar um Playstation 3.

    Anime
    Pontos Positivos: novas relações românticas entre os personagens, cenas inéditas, boa adaptação do game.
    Pontos Negativos: mudança na personalidade de Welkin, cenas mal adaptadas, final deixa a desejar.


    Triângulo Amoroso

    Com certeza o triângulo amoroso entre Welkin-Alicia-Faldio é a principal diferença entre Valkyria Chronicles anime e game. Quem jogou o game pode estranhar este fato, afinal Faldio não tem intimidade com Alicia, são poucas cenas que eles se envolvem no game, portanto não há espaço para romance. Esse triângulo implica em várias mudanças nas personalidades de Faldio e principalmente de Welkin.

    No anime, Faldio torna-se um paquerador, sem abrir mão do cavalheirismo e popularidade entre as garotas. Por outro lado, Welkin ficou demasiadamente bobo, perdendo para Faldio em iniciativa no confronto amoroso. Welkin age com indiferença ou então finge não entender que Alicia gosta dele.

    No game é completamente o oposto: Welkin é bobo no sentido de fazer coisas não românticas (como mostrar um inseto para Alicia), mas corresponde os sentimentos dela. Sem delongas, ele assume gostar de Alicia e impressiona tanto quanto o Faldio “handsome” do anime.


    Enquanto que no game a relação entre Alicia e Welkin tende a amadurecer, no anime os dois se desentendem e não assumem logo a posição de casal. No game, Alicia sonha se casar e ter filhos, enquanto Welkin elogia a habilidade dela de cozinhar, a abraça e a conforta nos momentos difíceis. Os dois se complementam e são um casal inseparável.

    No anime foi necessário usar Faldio para que Welkin caísse na real e compreendesse que Alicia gosta dele. Essa foi uma das principais falhas do anime. E não apenas Welkin, mas Faldio também comete atos bobos no final da série, descaracterizando sua forte personalidade.

    Vale dizer que Welkin, Alicia e Faldio são pessoas diferentes no game, mais maduras e sérias. Talvez o único ponto negativo seja que Faldio aparece menos no game, algo que poderia ter sido mais explorado visto que é um personagem cativante.

    O triângulo amoroso em si não é um ponto negativo no anime, mas sim a mudança de personalidade de Welkin. Faldio já era descrito como um handsome no game, o que justifica algumas ações no anime. Por conta de gostar de Alicia, ele acaba aparecendo mais e isto é bom, pois enriquece com novas cenas, confrontos e pontos de virada que não ocorrem no game.

    Esquadrão 1: Novo personagem no anime
    O esquadrão 1, como afirma Faldio, tem em sua maioria recrutas masculinos. Interessante que aparecem no anime personagens que originalmente pertenciam ao esquadrão 7 no game de Valkyria Chronicles. São eles: Cezary Regard (meu engenheiro favorito no jogo!), Salinas Milton, Herbert Nielsen e Nils Daerden.

    O esquadrão 1 nunca apareceu no game, sendo que Faldio foi o único personagem que interagia com Welkin e seus companheiros. O anime não aprofunda as relações entre eles, apesar de que chega a ter uma pequena briga entre os dois esquadrões.

    Ramal Valt: novo personagem
    Personagem exclusivo do anime. Aparece sempre ao lado de Faldio, mostrando ser um subordinado fiel e protetor, Demonstra gostar de Isara, irmã de Welkin, e apesar de não admitir isso, fica sempre envergonhado.

    Curiosamente Valt também está presente no jogo de Valkyria Chronicles 2, como personagem bônus escondido.


    Ação e Estratégia
    Valkyria Chronicles ficou consagrado não apenas pelos belos gráficos que simulam aquarela, como também pela sua jogabilidade. A estratégia é baseada em variáveis como localização no mapa, tipo de ambiente, classe, personagem; enquanto a ação é feita em dois modos: Modo de Comando (Command Mode) e o Modo de Ação (Action Mode).

    Modo de Comando
    Neste modo o jogador tem uma visão geral do mapa e do posicionamento das unidades. Dependendo da sua localização, você será capaz de enxergar ou não os inimigos nos arredores.

    Modo de Ação
    Aqui é em terceira pessoa, controlado por um personagem que explora o mapa. É possível interagir com alguns objetos, agachar em barreiras ou na grama, subir escadas, desarmar minas, abrir portões e etc.

    Classes e Potenciais
    Cada personagem desempenha uma função, dividida em classes tais como: scout, lancer, enginner, sniper e shocktropper. Cada classe é eficiente em exterminar a outra. Scouts são poderosos contra lancers, mas vulneráveis às metralhadoras dos shocktroopers. A mobilidade de cada um também varia: enginners e scouts tem mais stamina que os shocktroopers e lancers, por exemplo.

    E como se não bastasse, cada personagem tem suas preferencias pessoais e potenciais. Há snipers que preferem agir sozinhos, outros em grupo ou em ambientes específicos como desertos. Outros odeiam sujeira ou são alérgicos ao metal. Há lancers especialistas em destruir tanques. Dependendo do caso, um recruta pode errar um tiro, ajudar seu companheiro por gostar dele, ou ter sua defesa diminuida por estar com medo. São vários fatores a serem analisados e combinados corretamente.
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

Akahon 2010 - 2016. Tecnologia do Blogger.