• Maki

    Lançado em 2013, Maki é a nova HQ do estúdio Lobo Limão que conta 3 histórias interligadas de um inventor falido, um caçador de recompensas e um robô sonhador. Adquiri meu exemplar contribuindo no Catarse e também ganhei recompensas legais.

    Esse é o segundo projeto independente do estúdio (o primeiro foi o livro interativo Last RPG Fantasy, vencedor do Troféu Angelo Agostini de 2012) e foi inaugurado no Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ 2013 em Belo Horizonte.

    No final deste artigo, temos uma entrevista especial concedida pelos membros do Lobo Limão!

    Os Arcos de Maki 
    O primeiro arco narra a história de Haru Maki, um inventor falido que sonha construir um Galeão Voador. Todos tiram sarro disso, porém Haru segue firme com suas ideias criativas. Após um incidente em sua casa, ele descobre que as peças foram roubadas e não poderá construir o invento. É a partir daí que a aventura começa e outros personagens surgem na trama.

    Primeiro Arco de Maki: comédia e caricata, referência à Akira Toriyama
    O segundo arco mostra o ponto de vista de Jaggah, um caçador de recompensas à procura de um bandido para acertar contas. A HQ muda de estilo e adquire cores fechadas e traços mais sérios, além de cenas com mais ação. Jaggah se separa com a irmã de Haru, Ten Maki, que conta a história do roubo das peças.

    Segundo Arco de Maki: ponto de vista do mercenário ganha cores mais fechadas
    O terceiro arco é sobre um robô sonhador que deseja desbravar o mundo, mas sua rotina está limitada como empregado num pequeno shop. Ele gosta de ler sempre o mesmo livro, sob várias perspectivas e nunca se enjoa disso porque apaga sua memória para relê-lo.

    Terceiro Arco de Maki: ponto de vista do robô sonhador


    Considerações Finais 
    Maki demonstrou ser uma leitura bem divertida e tranquila. A HQ é criativa, cada arco utiliza uma linguagem visual diferente para mostrar os pontos de vistas dos personagens. A obra é uma referência ao mestre Akira Toriyama: o traço e as caretas dos personagens lembram Dragon Ball e Dr. Slump. 

    Os nomes dos personagens têm origem de comida japonesa (Haru Maki = rolinho primavera, Ten Maki = temaki, entre outros). No final temos um hardplis! com caça-palavras invertido e jogo dos 30 erros, que demorei bastante pra descobrir tudo, tive que recorrer ao site. :( 

    Por fim, vale mencionar que o acabamento do livro é excelente, com capa texturizada e solta, parecida com as dos mangás japoneses. As páginas são todas coloridas e bem desenhadas. Vale a pena conferir!

    Entrevista com o Lobo Limão

    Primeiramente, parabéns pela HQ Maki! Como se sentem, estão satisfeitos com o resultado? 
    Ficamos muito satisfeitos com os feedbacks positivos que recebemos. Essa foi nossa segunda publicação impressa, o que nos permitiu ter uma nova visão de mercado, de público e nos proporcionou mais experiência com todo o processo de produção e distribuição. Recebemos muitos elogios quanto ao acabamento gráfico e muitos pedidos de continuação para a história.

    Foi mencionado no livro que Maki possuiria 3 pontos de vista, um de cada integrante do Lobo Limão. Quais são as marcas pessoais que cada um de vocês colocaram nas 3 versões? 
    A ideia inicial do projeto era que cada integrante fizesse a sua história, com seu personagem e seu ponto de vista. Acabamos por mudar isso e misturar tudo numa coisa só. Os pontos de vista passaram a ser exclusivamente dos personagens. Mas os elementos que agradam cada um de nós estão ali. 

    Os robôs e máquinas que o Saito gosta bastante; Um cowboy anti-herói do jeito que o Yoshi escreve; as piadinhas e situações bobinhas que o Keiichi sempre desenha; Mas as marcas de cada um ficam mais claras quando se analisa o papel de cada um na produção. 

    O Yoshi foi o roteirista e desenhista de cenários, então a forma de conduzir a história, as piadas e praticamente todas as referências escondidas vieram dele; O Keiichi foi o desenhista dos personagens e o traço dele bem característico é visível em cada expressão corporal ou facial dos moradores de Westerno; Já o Saito cuidou do acabamento final, especialista em embalagens ele teve um cuidado diferenciado com a capa e outros materiais relacionados.

    Além de Akira Toriyama, vocês se basearam em outros autores para criar Maki? 
    Cada um de nós aqui no estúdio tem um gosto pessoal bem distinto e com certeza isso reflete na produção, mesmo que de forma meio mascarada. Porém existe uma unanimidade aqui: Akira Toriyama. Crescemos lendo e adorando seu traço, suas piadas, suas historias e seus personagens.

    Existem vários easter eggs espalhados nos cenários, poderiam revelar quais são eles e de quais séries fazem referência? 
    Um dia divulgaremos TODOS os easter eggs, mas por enquanto podemos apenas citar alguns itens para ver se o pessoal encontra. Lá vai: um controle de Nintendinho (ou Famicon), um Metroid, Pokébolas, um Batsu-sinal, a Triforce de Zelda, o Wall-e (sem cabeça), um pedaço do trem de Harry Potter, a Portal Gun, a porta do quarto da Boo de Monstros S.A., uma mesa de encantamento de Skyrim, o ShenLong em forma de balão, capacetes do Jiban, Júpiter, Jaspion, Cybermen e DaftPunk, uma turret do Heirmerdinger de League of Legends, a Tardis e um Dalek da série Doctor Who, o martelo Mjolnir do Thor e muitas muitas e muitas outras coisas. 

    O grande mágico Bóris é um charlatão igual o mister Satan? Como ele consegue triplicar o espaço interno do trailer? 
    Que horror! É claro que ele não é um charlatão! Ele é o grande mágico Bóris, o senhor da magia, do ilusionismo e da sabedoria! Bom.. talvez ele seja um charlatão.. ou será que não? Quem vai saber... Ah, segundo ele próprio, o trailer parece maior por dentro por causa da decoração.


    E por que a assinatura de Jin Woo é um rostinho? 
    Isso é uma vergonha, ele tenta esconder isso de todos, mas a verdade é que... ele não sabe escrever! Ok, mentira. É porque ele acha engraçado desenhar usando letras (sim, são letras!). 

    Por fim, vocês pretendem fazer uma continuação do projeto Maki? Alguma HQ nova prevista para 2014?
    Sim. Já estamos preparando um capítulo extra que será publicado gratuitamente no www.lobolimao.com.br que terá como personagem principal o velho Tchanpom (o senhor que mora com o robô Zed). Uma continuação pra HQ do Maki também está prevista, mas ainda sem data pra começar a produção. Para este ano estamos trabalhando num livro com todas as tirinhas do Batsuman publicadas até agora e para o ano que vem um livro-jogo! Mas é só isso que podemos revelar por enquanto. Esperamos que todos continuem acompanhando nossas tirinhas, séries e livros. =)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

Akahon 2010 - 2016. Tecnologia do Blogger.