• Ping Pong The Animation

    Hero Kenzan, Hero Kenzan, Hero Kenzan! Apareça Herói!

    De um lado da mesa temos Smile, estilo cortador, reservado e quieto; e do outro Peco, estilo dianteiro ofensivo, convencido e pretensioso. Personalidades contrastantes, Smile e Peco são amigos de infância e jogadores excepcionais de ping pong da escola Katase.
    Peco desde criança sempre ganhou as disputas de ping pong, e foi ele quem ensinou Smile a jogar. Ele adora vencer e odeia perder. Ao saber que um estudante da China veio para o Japão, Peco se anima e vai até a academia Tsujidou desafiá-lo para uma partida.
    No entanto, Peco é derrotado de forma humilhante e precipitadamente decide parar de jogar ping pong. Por outro lado, Smile, que sempre se manteve escondido e discreto, tem seu talento reconhecido pelo jogador Chinês e pelo seu próprio treinador. Este, incansavelmente, tenta despertar no garoto robô o espírito competitivo.
    É a partir dessa pequena premissa que a trama de Ping Pong começa.
    
    Além do Esporte
    Ping Pong The Animation é um anime que mistura várias características que vão além do esporte. A história nos conta o esforço e as duras provações que os personagens enfrentam em um contexto competitivo. Há derrota, dúvida sobre continuar ou não, amizade, diversão, perseverança e superação.
    Além dos momentos de drama, Ping Pong é uma comédia que renderá boas risadas e inspiração motivacional. No decorrer dos 11 episódios é muito emocionante acompanhar a jornada, o crescimento e o desfecho de cada personagem.

    Peco passando por momentos difíceis
     
    Personagens

    Yukata Hoshino, “Peco”: considerado o melhor jogador da escola Katase, é autoconfiante e convencido de suas habilidades. Adora vencer, odeia perder. É um pouco infantil e sempre é visto comendo porcarias e doces.



    Makoto Tsukimoto, “Smile”: amigo de infância de Peco. Smile raramente sorri e demonstra pouco seus sentimentos. Por isso as pessoas chamam ele de robô. Ele é introvertido e, apesar de jogar ping pong muito bem, não têm interesse em vencer, cedendo a vitória para os outros.



    Kon Wenga, “China”: estudante de intercâmbio da academia Tsujidou, Wenga, relutante, viaja ao Japão para readquirir sua honra. Jogador excepcional, ele se torna arrogante ao perceber que a grande maioria dos jogadores japoneses são inferiores a ele.



    Ryuuichi Kazama, “Dragon”: capitão da renomada academia Kaio, é o melhor entre os melhores. Estilo agressivo, leva muito a sério o esporte, por isso treina intensamente todos os dias. Porém sua rigidez o cega para outros aspectos da vida e pessoas que o amam.



    Manabu Sakuma, “Akuma”: rival de infância de Peco, também joga na renomada academia Kaio. É agressivo, e também deseja superar Peco no Ping Pong. Apesar de não ter um talento “natural” para o ping pong, ele conseguiu destaque ao se esforçar bastante.




    Animação e trilha sonora
    Posso dizer que o traço de Ping Pong é o maior ponto fraco e forte do anime ao mesmo tempo. Para quem não está familiarizado com um “estilo diferente” irá se incomodar bastante, afinal, a arte de Ping Pong foge do padrão da maioria. E é um ponto forte porque é seu maior diferencial. Parece descuido, mas as “linhas tortas” e cores chapadas são muito bem trabalhadas, tanto no sentido técnico como simbólico. São vários elementos para criar dinâmica, movimento e representação do estado mental dos personagens. 
    
    Dragão demonstrando sua imponência
    Além das tradicionais técnicas da animação 2D, podemos encontrar elementos típicos do meio impresso das HQs, tais como a divisão dos quadros e hachuras.

    O ritmo das partidas é dançante e muito estiloso. Não há tédio, não há quadro vazio de significado. Há sempre algo para se contar. Não estamos acompanhando uma partida de ping pong, mas um campo de batalha no qual apenas um sairá vitorioso.



    Com relação à trilha sonora, esta foi o primeiro contato que tive com Ping Pong. Ainda que as músicas de abertura e encerramento não sejam o grande destaque, as músicas de ambientação são muito boas.

    Considerações finais
    Ping Pong é um anime de esporte singular e bastante divertido. Apesar de ser um anime curto de 11 episódios, o desfecho é completo e motivador, que nos mostra como cada personagem vence no esporte e na vida. Além das motivações pessoais de cada personagem, a história nos mostra a importância da amizade e do trabalho em equipe para nos realizarmos pessoalmente.


  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

Akahon 2010 - 2016. Tecnologia do Blogger.